O Memorial Manoel Lino de Paiva é uma das quatro instituições museológicas da cidade de Martins. Foi criado em 2005, pela família do combatente para homenagear esse herói, assim como, todos os martinenses e brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial combatendo o nazifascismo. Manoel Lino nasceu na comunidade de Serra Nova, na própria casa onde hoje funciona o Memorial, construída pelo seu pai, Pedro Augusto de Paiva, no ano de 1917. Com 100 anos da sua construção o imóvel conserva as mesmas características da arquitetura da época. Pequenas modificações foram realizadas para melhorar a segurança predial e o atendimento aos visitantes.

Nesta casa Manoel Lino viveu até os 22 anos de idade, quando foi convocado para fazer parte do corpo da FEB-Força Expedicionária Brasileira, no ano de 1943. Esteve em Natal e Rio de Janeiro realizando treinamentos de guerra até o embarque para a Itália, onde morreu em combate em 14 de abril de 1945.

A visita ao Memorial é uma oportunidade de conhecer aspectos da cultura das comunidades rurais, cujo modo de sobrevivência era predominante a agricultura, onde é possível encontrar vários artefatos utilizados pelos moradores naquela época. Pode-se encontrar uma vasta bibliografia sobre a Segunda Guerra Mundial, que propõe reflexão e reconhecimento à participação dos pracinhas brasileiros nesse evento pela paz mundial. Manoel Lino doou sua vida por nobres ideais de democracia e liberdade, um verdadeiro "herói da pátria".
Texto de Graça Paiva
Fotos do
Site do memorial
Nenhum comentário:
Postar um comentário